quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Recursos do Windows que você pode não conhecer

Ultimamente eu estava sem idéias para dicas, mas hoje eu tive uma. Vou listar uns recursos interessantes do Windows, que você pode não conhecer simplesmente por não ter fuçado o sistema, alguns recursos existem desde o Windows 95. Então vamos à eles.

Bagunçar os ícones da área de trabalho: Quando você cria um ícone na área de trabalho no Windows XP ou Vista, ele é criado na posição em que você clicou, mas ele fica organizado, nas outras versões do Windows o ícone fica em ordem. Se você gosta de bagunça, também pode incluir os ícones na lista de coisas bagunçadas. Para permitir que os ícones do desktop possam ficar em qualquer lugar sem ser automaticamente reposicionado faça o seguinte, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e vá no menu Organizar ícones por e desmarque Alinhar na grade.

Desabilitar os ícones da área de trabalho: Se você não gosta de ter ícones na área de trabalho(como eu), pode desabilita-los. Antes de fazer isso, recomendo criar um atalho para a lixeira no menu Iniciar, é só arrastar ela e colocar junto com o atalho do navegador. Para desabilitar os ícones clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, vá no menu Organizar ícones por e desmarque Mostrar ícones da área de trabalho.

Como tirar a coluna de opções do Windows Explorer: Essa é para o XP, mas acho que também funciona no Vista, não lembro. Se você não gosta da coluna do Windows Explorer que fica amostrando coisas que você pode fazer com o arquivo ou a pasta, pode tira-la. Para retirar a coluna abra o Painel de Controle, e abra as Opções de pastas, logo de cara vai ter a opção Usar pastas clássicas do Windows, marque ela e clique em OK.

Como fazer que os atalhos fiquem como links: Caso você goste muito de Internet e queira que os atalhos e os arquivos fiquem como se fossem links, sublinhados, tem como fazer isso. Para fazer abra o Painel de Controle e as Opções de pastas, na janela que abrir, marque a opção Um clique para abrir o item(Isso fica na parte inferior da janela e o texto vai estar parecido com esse), para fazer com que o ícone fique sublinhado direto deixe marcado Sempre sublinhar os ícones(ou algo assim), para fazer com que o ícone só fique sublinhado quando você colocar o mouse em cima, selecione Subilinhe os títulos dos ícones somente quando eu apontar para ele(ou algo assim).

Como tirar o relógio: Se você não usa o do Windows, pode tirá-lo. Para isso vá no Painel de Controle, Barra de tarefas do Menu Iniciar, e desmarque Mostrar o relógio.

Como colocar o estilo clássico do Menu Inciar: Se você é antiquado e prefere o menu inicar clássico do que o do estilo XP/Vista, pode mudar o estilo. Para isso vá no Painel de Controle, Barra de tarefas do Menu Iniciar, mude para a aba Menu Iniciar e escolha Menu Iniciar Clássico. Agora se atualize.

Eu peço desculpas por alguns textos que eu não coloquei corretamente, é porque eu uso o Windows em inglês e alguns textos eu não lembro como é exatamente em português, então eu traduzi o texto do inglês. Até mais!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Microsoft fazendo propaganda de videogames concorrentes

Eu me inscrevi para receber os boletins do MSN, que tem umas propagandas, entre as categorias, eu escolhi os videogames. Hoje eu recebi um boletim que tinha propaganda de videogames à venda no Mercado Livre, entre os consoles tinha o PlayStation 2, 3 e Portable, Nintendo Wii. O e-mail que é usado para os boletins é o mesmo para todos os boletins de todas as categorias, então provavelmente o anúncio passa pela mão da Microsoft antes de ser enviado aos usuários. E se o anúncio passa pela mão da Microsoft, isso quer dizer que ela está fazendo propaganda de consoles concorrentes do seu Xbox.

E para piorar a situação, na lista também tinha o Xbox 360, eu fui ver os anúncios do Xbox e dois que estavam na lista, só 2 eram do kit oficial, um a pessoa tinha ganhado e não queria então estava vendendo, o outro não falava mas deve ser a mesma coisa, e nos dois anúncios só tinha 1 console disponível. Isso quer dizer que a própria Microsoft junto com o Mercado Livre está incentivando a compra do Xbox Americano.

A Microsoft Brasil vive falando que a Live só vai aparecer por aqui quando tiver um número considerável de consoles do kit oficial, mas ela mesmo está incentivando as pessoas a comprarem o Xbox 360 importado. Ela não faz propaganda do kit oficial mas faz propaganda do Xbox importado.

Acho que a Microsoft deveria revisar os anúncios antes de enviar aos usuários, se ela quer que no Brasil seja utilizado a versão nacional do console, ela tem que fazer propaganda da versão nacional e não da versão importada. E mesmo o anúncio sendo do Mercado Livre, na minha opinião, a Microsoft não deveria permitir que esse e-mail fosse enviado, porque faz propaganda de consoles concorrentes e de uma versão do console de outro país, seria o mesmo que vender o Xbox europeu nos EUA.

Para que vocês possam ver, tem duas imagens mostrando o e-mail, eu fiz questão que aparecesse o endereço de e-mail que eles usaram e com isso a barra com as informações do e-mail. Os links para as imagens:

http://img171.imageshack.us/img171/6618/39140587cl9.png  http://img401.imageshack.us/img401/6085/96149265jj7.png

E antes de terminar: eu vou mandar um e-mail para a Microsoft pedindo alguma explicação sobre como funciona os boletins do MSN e se possível uma resposta do porque a Microsoft está fazendo propaganda de consoles concorrentes e pedir para que eles vejam este post. Até mais!

P.S.: Comentem este post.

Para matéria do jornal O Dia MSN não é o site, é o programa

Hoje de manhã eu estava na rua e encontrei meu primo, ele tinha comprado o jornal O Dia e hoje é o dia que vem a parte de informática no jornal, como ele não ia ler, me deu a parte de informática. A matéria de capa era "Ferramentas para o MSN", a matéria falava dos programas adicionais para o Windows Live/MSN Messenger.

Até ai tudo bem, a matéria era bem feita e tava tudo indicado corretamente, eles até falaram com a Microsoft, o único erro foi um erro técnico. Em toda a matéria, o Windows Live/MSN Messenger foi chamado só de MSN, e o nome Windows Live Messenger só apareceu uma vez descrevendo um dos produtos e se referia somente à versão 9.0.

Tá, todo mundo chama o Windows Live Messenger ou o MSN Messenger só de MSN, mas em uma matéria feita para uma área específica do jornal não citar o nome Windows Live/MSN Messenger pelo menos uma vez para descrever o programa é um erro. O nome do programa é Windows Live Messenger(acima da versão 8.0) ou MSN Messenger(até a versão 7.5), MSN é o site da Microsoft e significa Microsoft Network. A escritora da matéria poderia até utilizar o nome MSN para descrever o programa, mas não citar o nome Windows Live/MSN Messenger pelo menos uma vez é um erro tecnico, e ela tinha a oportunidade de escrever o nome correto no primeiro parágrafo, mas não usou.

Um outro erro técnico está na imagem que está ilustrando a matéria. Nela tem as mão deu uma pessoa(canhota) usando o computador. Na tela tem o IE6 e na página tem o símbolo do site MSN(o nome MSN e a borboleta) e do lado de fora da tela também tem a borboleta do MSN e a imagem foi feita no computador. O erro é que o símbolo do Windows Live/MSN Messenger são os dois bonecos(podendo ser usado só um ou mais de dois) e não a borboleta, a borboleta é o símbolo do site.

Resumindo tudo, a Alessandra Horto confundiu os nomes e logomarcas do site MSN com o programa MSN/Windows Live Messenger, e uma pessoa que trabalha com informática DEVE saber que o MSN é um site da Microsoft, ou a página inicial do Internet Explorer(quando não está configurado) tem outro nome? Eu, por exemplo, costumo colocar o nome MSN entre aspas quando me refiro ao programa, mas normalmente eu escrevo o nome completo, Windows Live Messenger, ou abrevio ele WL Messenger. Esse foi mais um erro dos jornais no mundo da tecnologia, até mais!

Tudo em você pode ser comparado com um computador

Você já percebeu que tudo em você pode ser comparado com um computador, dos seus pensamentos ao seu corpo. Fazer essa comparação é uma coisa interessante, porque você tem que encontrar os componentes certos do computador para representar o corpo. Vamos ver como se faz isso.

Começando pelo hardware, nós podemos comparar parte do nosso cérebro com o processador do computador. Mas qual seria o processador que representaria o seu cérebro? Em mim eu gosto de dizer que é um Core 2 Duo de 5 GHz, porque o nosso cérebro é dividido em dois e ele pensa muito rápido, então os 5 GHz seriam essa rapidez. A nossa memória curta e tudo o que armazenamos temporariamente seria a memória ram, e nós podemos dizer que ela tem o tamanho que quiser, mas para especificar um valor, eu diria um petabyte. O HD seria a nossa memória, tudo o que nós armazenamos no nosso cérebro ficaria no HD. Como nós usamos muito pouco da capacidade de memória que temos, podemos dizer que o HD tem 1 Yottabyte de espaço. O nosso cérebro também teria uma placa de vídeo, que seria responsável por criar os gráficos dos sonhos ou quando imaginamos algo e vemos alguma imagem disso, para especificar podemos dizer que é uma placa GeForce 8800 Ultra.

Continuando no hardware, agora é a vez do rosto. Nós teriamos uma caixa de som mono, usando a interface do Falador(quem se lembra desse programa?), eu não vou especificar a parte interna do corpo, já que o computador não come, não tem sangue etc. Os nossos olhos seriam duas câmeras Ultra HD. Os ouvidos seriam dois microfones. Também podemos comparar os pulmões, podemos dizer que ele é um cooler, só porque ele utiliza ar, já que no resto não tem nada igual. E para terminar com o hardware tem o Sistema Nervoso Central, que seria a placa mãe e os nervos seriam os fios.

Agora indo para o software, nós temos que ter um sistema operacional. Você pode escolher: Windows XP, Vista, Mac OS X, Linux e qualquer outro. Imaginando que você tenha escolhido o Windows Vista, temos que comparar o que pensamos e fazemos com os softwares. Todos os pensamentos podem ser organizados como processos no Gerenciador de tarefas(Ctrl+Alt+Del). Quandos nós conversamos com alguém podemos dizer que estamos usando o Windows Live Call(no Brasil é a parte de comunicação por voz e vídeo do Windows Live Messenger). E tudo que fazemos pode ser considerado um jogo(The Sims).

Se você é um geek ou um nerd pode tentar se comparar a um computador, use a criatividade e transforme seu corpo em um computador e veja o resultado. Assim, da próxima vez que estiver sem nada para fazer, já tem algo. Até mais!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Reino Unido quer expulsar da web quem faz download ilegal

O governo britânico está fazendo um projeto de lei que obrigará os provedores a proibir de usar a Internet quem baixar conteúdo ilegal. Quem baixar alguma música ou filme ilegalmente e for descoberto pela primeira vez será suspenso por um período e quem for descoberto pela segunda vez ficará sem conexão.

Para identificar os usuários que baixam conteúdo ilegal o governo britânico teria que monitorar eles e mesmo eu não conhecendo as leis britânicas, sei que isso desrespeita outras leis. Eu acho que o governo de lá não deveria punir quem baixa o conteúdo e sim quem coloca ele na rede, se a pessoa baixou é porque alguém colocou, e identificar quem colocou seria melhor do que monitorar quem baixa.

E ainda bem que essa lei não é aqui no Brasil, é fácil encontrar pessoas que baixam músicas, séries e até filmes. E são as séries que tem popularidade na Internet, e eu digo: sou a favor do download de séries. Por algum motivo as pessoas podem ter pedidos um episódio(como a luz que acaba por causa de um temporal e só volta quando a série está quase terminando, aconteceu comigo ontem) ou quer saber o que vai ter no próximo episódio, ai elas recorrem aos downloads de série. Eu acho que o método legal de se assistir série pela Internet, que várias emissoras americanas oferecem seria o ideal, todo mundo ia lucrar, mas aqui é o Brasil, tudo demora pra chegar... Até mais.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

iPhone 3G, as provas surgiram

Recentemente a Apple lançou uma versão de 16 GB do iPhone, mas hoje caiu na rede uma prova de uma versão 3G do iPhone. A AT&T deixou vazar em seu site a opção do iPhone 3G. A novidade foi visualizada dentro de uma página interna da AT&T. Então à prova está na imagem a baixo.

Essa página tem as partes para escolher um telefone, no fabricante Apple aparece o iPhone normal, o de 16 GB e o 3G. Algum funcionário deve ter adicionado o modelo antes da hora ou algo assim. Também pode ser uma pegadinha, mas acho que não é. Mas se você queria uma prova de que há chances de um iPhone 3G, ela está na imagem. E lembrando que hoje começou a MWC(Mobile World Congress), uma das maiores feiras de tecnologia móvel do mundo e ela vai até o dia 14, e o melhor de tudo é que dizem que o Steve Jobs vai estar por lá. É bom ficar de olho, até mais!

Como aumentar a segurança do seu computador

Se você quer aumentar a segurança do seu computador, este é o post, se você seguir todas as regras à risca, os riscos do computador ser infectado diminuem uns 90%. Caso você não queira usar anti-vírus, no final do post eu digo outras regras que você deve seguir. Eu não vou enrolar mais e vou começar a dica.

  1. Tenha o Windows Vista. Mesmo com os problemas de incompatibilidade que as pessoas dizem que tem(eu não tive esse problema e a maioria das peças do meu computador são velhas) a segurança do sistema foi melhorada e se você quer ficar protegido, tenha o Vista. Eu só recomendo o Vista, mas se você não tiver como instalar o sistema pode continuar com o XP.
  2. Crie um usuário com direitos de administrador, coloque qualquer nome nele, só não pode ser Adiministrador. Depois entre nesse usuário e coloque uma senha. Depois transforme TODOS os usuários do computador em usuários limitados, só deixando um usuário(o que você criou) como administrador, se você deixar algum outro como administrador além desse, essa parte da dica não vai funcionar. Ninguém vai poder usar esse usuário. Sempre que a pessoa for instalar algum programa ou fazer algo que precise ter a autorização de administrador, verifique se o que ela vai ser liberado é o que você está mesmo fazendo e para liberar utilize os privilégios da conta criada.
  3. A regra mais básica de todas: tenha um antivírus, antispyware e um firewall(sem ser o do sistema). Sempre deixe o antivirus e antispyware atualizados. E não se esqueça de fazer uma verificação de vírus/spyware toda semana. Se a versão do seu Windows é em Inglês, recomendo o Windows Live OneCare(proteção residente).
  4. Não tenha programas de P2P, como o Emule. E se você ainda tiver o Kazaa, antes de fazer as coisas, pegue os arquivos que você não pode perder, coloque-o em uma pasta, faça uma verificação de vírus e spyware, grave em um CD e formate o computador e reinstale o Windows. O Kazaa há anos é uma bela porta de entrada de vírus e spywares, sem contrar os crackers.
  5. Veja sempre se tem portas abertas desnecessariamente no Firewall, se tiver, feche-as.
  6. Mantenha sempre o Windows e o seu navegador atualizados. As empresas estão sempre lançando atualizações e entre elas pode ter atualizações de segurança.
  7. Não acesse sites com conteúdo ilegal ou que possa ser visado por crackers. Esses sites podem fazer mal ao seu computador, só entre neles se você tiver certeza que o site não tem vírus.
  8. Antes de clicar em qualquer link, veja se ele vai para onde ele deveria ir. Para isso coloque o mouse em cima do link e veja o endereço que aparece na barra de status, se esse for mesmo o site, você pode clicar no link.
  9. Antes de executar qualquer arquivo baixado, faça uma verificação de vírus/spywares nele.
  10. Quando alguém te emprestar algum CD de dados gravado por ele, faça uma verificação de vírus antes de abrir ele. Se o CD for SÓ de música(não MP3), não é necessário verificar se tem vírus. Faça a verificação de vírus também em Pen Drives e tudo o que possa transportar arquivos para o seu computador. Talvez a pessoa não saiba que o arquivo está infectado, mas você vai saber.

Acho que seguindo essas regras a segurança do seu computador vai aumentar muito. Caso você queira eliminar o antivírus e o antispyware da sua vida, a mudança vai ser muito mais radical. Abaixo vai as dicas, se alguma dica não tiver na lista abaixo mas estiver na lista acima, considere ela também.

  1. É obrigatório ter o Windows Vista. As melhoras feitas na parte de segurança do sistema vão ajudar e muito na falta do anti-vírus.
  2. Só abra arquivos que você tem certeza que estão livre de vírus. Sem o anti-vírus você não tem como saber se o arquivo está infectado ou não. Desconfie até de arquivos que vinheram do computador de amigos.
  3. Conheça o MacAfee SiteAdvisor, e só abra sites que tem a qualificação verde. Você pode até abrir sites amarelos, mas tome muito cuidado enquanto estiver no site.
  4. Não baixe nenhum arquivo ou programa que "promete resolver os seus problemas", as chances de ser um vírus são grandes.
  5. Tenha muito mais cuidado com os links. Antes de clicar em qualquer link, veja se ele vai para o lugar que está prometendo.
  6. Faça periodicamente um backup dos seus arquivos, eu não garanto 100% que você não vai pegar vírus.

Com essas dicas eu acho que dá pra aumentar muito a segurança do computador, principalmente se você só seguir as da primeira parte(com antivírus). Lembrando que eu não me responsabilizo por nada, faça pelo seu risco, se por acaso um vírus entrar a culpa não é minha. Eu recomendo seguir só a primeira parte, é bom ter um antivírus. Se preferir pode seguir só parte da dica, você que sabe. Até mais!

Casa & Vídeo dando mole com o serial do XP Professional

No sábado eu fui na Casa & Vídeo(caso você não conheça a Casa & Vídeo, ela é uma loja que vende de tudo para casa, isso inclui eletroeletrônicos) e lá tinha uma CPU à amostra, e a CPU estava completa, incluíndo a etiqueta do Windows original, que contém o serial. Eu olhei o serial e não era OEM, isso quer dizer que qualquer espertinho pode copiar o serial e usar no computador e ele vai passar como original. Esse foi uma falha mesmo, imagina se a loja decide colocar vários computadores em exposição e não retira a etiqueta do serial, é prejuíso pra Microsoft. A sorte da Microsoft(e da loja) é que só tinha duas CPUs expostas, imagina se o Ponto Frio comete esse erro, seriam uns 10 seriais grátis pros espertinhos. As lojas tem que abrir os olhos antes de colocar os produtos em exposição.

P.S.: Caso você tenha alguma dúvida de como eu sabia que o serial não era OEM, a resposta é porque nesse tipo de serial normalmente tem escrito OEM no meio dele, e lá não tinha.

Yahoo! regeita proposta de compra pela Microsoft

Essa é uma notícia que eu não gostei muito. O Yahoo! regeitou a oferta de compra pela Microsoft, falando que o valor da oferta não atende aos interesses do Yahoo! e de seus acionistas e que a oferta subestima o valor do Yahoo!, que possui uma marca global. Analistas dizem que a Microsoft deve tentar um valor mais alto pelas ações, algo como US$ 35 ou US$ 36 e tem chances da Microsoft ser persuadida a aumentar o valor para US$ 40.

Eu vou além dos analistas, aposto que até sexta a Microsoft deve apresentar uma nova proposta de compra com o valor mínimo de US$ 35 dólares, se ela não fizer isso ela deve desistir da compra. Caso a Microsoft não fale nada sobre a oferta até sexta, semana que vem ela vai fazer a oferta pelo valor de US$ 40,00. Lembrando que isso é só a minha opinião, eu não tenho nenhuma informação que comprove isso, então considere essa análise do futuro apenas como uma opinião. Agora é só esperar pra ver mesmo, se a Microsoft vai desistir ou se vai seguir uma das coisas que eu disse. Até logo!

O Google não se liga?

Quando eu me cadastrei no AdSense eu usei um e-mail que não acesso freqüentimente, hoje fui ver e tinha um e-mail "novo" do AdSense(do final do mês passado). Quando eu abri tinha as novidades do AdSense, o e-mail era em português do Brasil e era destinado aos usuários Brasileiros(tinha falando do canal do Google Brasil no YouTube).

Até ai eu não falei nada de mais, mas agora vai vir o que interessa. O fundo do e-mail era de inverno, mas no hemisfério sul nós estamos em pleno verão. O e-mail não foi feito no Brasil(se fosse, esse erro não teria acontecido), no rodapé estava as informações do Google Irlanda. Será que eles faltaram à alguma aula de geografia ou não se ligaram que no Brasil estamos em pleno verão, olha que as praias brasileiras(não estou puxando saco, mas principalmente as cariocas, em seguida as nordestinas) são famosas em todo o mundo. Mais tarde eu vou perder um tempinho mas mandar um e-mail pro Google falando disso. Até seria legal se no fim/início do ano nevasse, mas não é assim.

E aproveitando, mais tarde eu vou fazer um post sobre como aumentar a segurança do seu computador.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Será que o Yahoo! vai mesmo regeitar a proposta da Microsoft?

De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, o conselho do Yahoo! deve regeitar a proposta feita pela Microsoft para compra da empresa, dizendo que a oferta subestima maciçamente o valor. A fonte do Wall Street Journal(que o nome não foi revelado) disse também que a oferta é uma tentativa de "roubar" a companhia e que o Yahoo! não deve considerar qualquer oferta abaixo de US$ 40,00 por ação. A versão on-line do Wall Street Journal disse também que os planos da diretoria do Yahoo! é de enviar uma carta a Microsoft explicando as razões que levaram à regeição da oferta.

Se a fonte do WSJ estiver certa, lá se vai uma boa oportunidade dos usuários terem serviços melhores, mas os funcionários não teriam a mesma sorte. E como alguns analistas dizem(e eu concordo) essa não deve ser a última oferta da Microsoft, quem sabe ela não tenta uns US$ 35 ou US$ 40(como a fonte disse). Como o Yahoo! não confirmou isso, não se sabe se vai ou não se confirmar. Mais uma vez a solução é esperar.