sábado, 1 de dezembro de 2007

Dicas para montar um computador

Se você pretende montar um novo pc, eu trago algumas dicas de que hardware você pode colocar no pc. Antes de mais nada eu recomendo usar sempre peças de qualidade, assim as chances de se ver uma tela azul são reduzidas, e pesquise preços, sites como o Boa Dica tem sessões de pesquisa e ajudam a economizar uma grana. Então vamos lá:

Processador: eu recomendo escolher um processador de pelo menos dois núcleos, os dual core. Os single core já estão ultrapassado e saindo de linha. O custo-benefício de um dual-core é bem melhor. Se você for comprar um processador da AMD, compre o Opterom, que tem quatro núcleos, você pode encontra-lo ao mesmo preço dos dual-core da Intel.

Memória: hoje em dia trabalhar com 256MB de memória já tá ficando difícil. Hoje é no mínimo 512MB, mas eu recomendo colocar 1GB porque o futuro vai exigir mais memória, principalmente se você pretender migrar pro Vista.

Placa de vídeo: se você usa o computador para jogos, eu recomendo usar uma placa de vídeo GeForce série 8, com pelo menos 256MB de memória. Se for usar pra usos padrões, como internet, vídeos, msn etc, compre uma GeForce série 7, com pelo menos 256MB de memória. Verifique também as saídas que a placa tem, saída para tv pode ser útil algum dia.

Placa mãe: escolha uma placa mãe de uma marca boa, recomendo da Asus, não compre dessas baratas porque o custo-benefício pode não compensar. Escolha um modelo com capacidade de no mínimo 6 entradas USB. Som on-board para um usuário comum não vai fazer diferença.

HD: escolha um HD com pelo menos 7.200 rpm. O espaço do HD tem que ser grande, hoje em dia os arquivos tão cada vez maiores. O HD tem que ter pelo menos 80GB mas recomendo comprar um de 120 ou 160GB.

Unidades de armazenamento removível: esse é o termo para as unidades de CD/DVD e disquete, e algumas outras coisas. Quando for comprar uma unidade de CD/DVD compre pelo menos um gravador de dvd, gravador de CD não tá com nada hoje em dia. A unidade de disquete já está em desuso, se você ainda utiliza disquete compre uma, se não você pode trocar por uma leitora de cartão de memória. Que encaixa no lugar do disquete.

Impressora: Invés de comprar uma impressora, compre uma multifuncional, com um equipamento 3 em 1 o custo-benefício vai ser maior.

Monitor: eu recomendo comprar um monitor de LCD, você vai gastar um pouco mais com o equipamento mas vai economizar na conta de luz. Compre no mínimo um monitor de 17 polegadas com tempo de resposta de no máximo 7 segundos, mas recomendo um de 5 segundos. Os monitores de 19" estão com um preço bom. E se você for usar na resolução nativa do monitor, não faz muita difereça se é normal ou widescreen. E nada te impede de comprar um monitor de CRT(o padrão).

Outros periféricos: o teclado eu recomendo um ABNT 2, que são os que tem as teclas multimídia. Pro mouse é melhor um optico e com scrol, você pode achar um por menos de R$10,00. As caixas de som você escolhe uma de sua preferência, alguns monitores já vem com elas embutidas. E não se esqueça de comprar um estabilizador.

Depois dessa matéria gigante sobre como montar um computador, espero ter ajudado a clarear suas idéias nessa hora.